segunda-feira, 9 de novembro de 2009

REFLEXÃO POR OCASIÃO DO ANO SACERDOTAL
Quanto ao sacerdócio, confiado a homens de boa vontade pela Santa Igreja? O que dizer? Que desafio em senhores padres!? Ainda mais nos tempos presentes – o laicismo, a secularização, o relativismo -, pois é muitos são os desafios para o padre hoje! Mas o sacerdócio que cada um recebe é dom de Deus, é graça! “No Cenáculo, em um instante, o Amor Infinito do Coração de Jesus operou duas maravilhosas criações: a Eucaristia e o sacerdócio.” É Cristo o sacerdote por excelência, o único sacerdote do Altíssimo, sem o qual nenhum sacerdócio pode existir. Razão pela qual, cada sacerdote pode hoje e sempre pôde enfrentar os desafios apresentados! E o ano sacerdotal alude-nos já com o tema: “Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdócio”, só mesmo sendo eternamente fiel a Jesus Cristo, o Eterno sacerdote, é que se pode então celebrar cinco, dez, vinte... tantos anos de sacerdócio!
Pelo sacerdócio o homem também sente a necessidade de subir para Deus por meio da oferta de um sacrifício. Conforme Madre Luisa Margarida de La Toche, “pelo sacerdócio o homem configura-se a Jesus Cristo pela pregação, no perdão, na atitude de consolar e no oferecer-se em sacrifício.” Assim brotam, em seu sacerdócio, as virtudes mesmas do Coração de Jesus – “o espírito de oração, a doação, o zelo, a mansidão, a humildade, a pureza, a misericórdia e, enfim, o amor pela Igreja, pela Mãe de Deus e pelas Almas”, que lhe são confiadas!
Concluo com as razões pelas quais se deve, o sacerdote celebrar sempre seu sacerdócio, e da parte dos fiéis, respeitá-lo, crê-lo e amá-lo, pois segundo Madre Luisa Margarida: “o sacerdote foi feito dispensador dos mistérios de Deus e dos tesouros de seu amor. Todas as coisas foram postas em suas mãos, a fim de distribuí-las às almas. Tem, por assim dizer, em si mesmo, o depósito dos mistérios da Verdade incriada dos tesouros do Amor Infinito. Oh! Como é grande o sacerdote! Como ele é digno de respeito e honra!” De suas mãos ungidas provêm as bênçãos para nossas vidas, vem a nós o próprio Jesus!
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, o Sumo e Eterno Sacerdote!

Nenhum comentário:

Postar um comentário