quarta-feira, 11 de maio de 2016

SER HUMANO EM JESUS, O ROSTO DA MISERICÓRDIA.

Por Pe. Carlos Renato Carriço Gomes - Diocese de cachoeiro de itapemirim - es

 O texto de Lucas, capítulo 6, versículo 31, nos traz a chamada regra de ouro que diz: “O que quereis que os homens vos façam, fazei-o também a eles.” e o texto de Romanos, capítulo 13, versículo 10 diz: “A caridade não pratica o mal contra o próximo. Portanto, a caridade é o pleno cumprimento da Lei”. Estes trechos da Sagrada Escritura são muito atuais e nos chegam como luz para iluminar nossa vida cristã. Este caminho ético e moral apontado pela Palavra de Deus precisa ser recordado pela humanidade para continuar a fundamentar suas relações em valores que coloquem o cuidado com o ser humano no centro e que reconheça-o como filho e filha de Deus.

Neste Ano Jubilar Extraordinário da Misericórdia somos tocados pelo profundo desejo de querer e fazer o bem às pessoas. É certo que vemos e vivemos muitas contradições causadas por marcas pessoais ou coletivas que ferem este desejo, mas no coração do cristão sempre há um horizonte de esperança, pois o Cristo nos diz em João, capítulo 16, versículo 33: “No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo.”

Quanto mal seria evitado se a regra de ouro fosse escutada e vivida. Quantas vidas seriam poupadas. Quanta corrupção não aconteceria. Quantas pessoas teriam condições dignas para viver. Mas o ser humano que quer o bem, também é marcado pelo desejo do mal e vive este conflito dentro de si influenciado pelas forças externas presente nas circunstâncias da sociedade. Outra vez, a luz da Escritura Sagrada nos atinge quando diz em 2 Coríntios, capítulo 5, versículo 17: “Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura. Passou o que era velho; eis que tudo se fez novo! Jesus Cristo renova todas as coisas. Deixemo-nos renovar por Ele, permitamos que as estruturas de nossa sociedade seja transformada por Ele, pois a Boa Nova que devemos anunciar ao mundo é: “Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele.” (Jo 3, 16-17)

Deus salva o mundo pela misericórdia e seu Filho Jesus Cristo é o Rosto da Misericórdia como lembra-nos o Papa Francisco. (MV 1) Onde há misericórdia a regra de ouro é respeitada e vivida pois ela “é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado”(MV 2, Papa Francisco). A misericórdia de Jesus quer nos tirar do egoísmo e do comodismo e nos levar à luta. Chega de pensarmos que a sociedade e o ser humano não tem mais jeito, ouçamos esta palavra de Deus que diz: “Desperta, tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará! (Is 26,19;60,1;Ef 5,14). A misericórdia é luz que nos humaniza!

É o próprio Jesus que nos convida a sermos misericordiosos como o Pai (Lc 6,36), portanto, tornemo-nos discípulos-missionários da misericórdia fomentando novas relações verdadeiramente humanas onde fazer o bem sempre será o melhor caminho para que a vida floresça em todos os quatro cantos do mundo. Vivendo nosso batismo, tornemo-nos a cada dia novas criaturas nas mãos de Cristo onde Nele, o Pai nos diz: “Eu lhes darei um só coração e os animarei com um espírito novo: extrairei do seu corpo o coração de pedra, para substituí-lo por um coração de carne...” (Ez 11,19). Assim, seremos mais humanos em Jesus, o Rosto da Misericórdia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário