segunda-feira, 10 de junho de 2013

Férias, descanso, encontro com a família... enfim, momentos de necessários e felizes bem-estar

Vários são os nomes dados a este período gozado pelos padres quando da ausência de suas paróquias, de seus ofícios eclesiásticos. Não importando a nomenclatura, posso dizer que é um período de reabastecimento humanístico e, também, espiritual, estando com a família, voltando aos lugares da infância, reencontrando amigos que seguiram noutras direções e estão também felizes nas mesmas, constituíram suas famílias, realizaram nas profissões escolhidas, outros ainda por escolherem-nas, seja a profissão, seja a dita “cara-metade”.
Na primeira quinzena que tirei neste ano de 2013 (dois a quatorze de junho) pude experimentar de tudo um pouquinho, acompanhado de sete noviços dos quais sou o mestre, partimos no dia primeiro, após a Missa na Quase-Paróquia São Brás, em Itaporanga – Porto Seguro/Ba, em direção à Presidente Kennedy/ES, chegando no domingo (02) por volta das 11:00h sendo recepcionado calorosa e alegremente pelos irmãos, sobrinhos, cunhados que nos aguardavam com um café preparado no quintal de nossa simples casa com muito carinho e alegria pelos mesmos. Aí se deu o conhecimento dos familiares reunidos com os noviços, dado que era a primeira vinda dos mesmos. Após banho, café, bate-papo e descanso, seguimos para casa de uma das irmãs, onde tivemos o almoço/churrasco e maiores entrosamentos.
À noite fomos para um dos momentos cruciais deste período, a celebração da Santa Missa por ocasião dos meus dois anos de sacerdócio a realizar-se em minha comunidade de origem – Nossa Senhora das Graças, em São Salvador – que alegria, muitos da família presente, igreja cheia, Missa animada pelos meus noviços, que encantou e alegrou a comunidade. Seguida de uma gostosa confraternização oferecida pela comunidade. No fim da noite fomos à cidade para que os noviços conhecessem a mesma bem como a igreja matriz Nossa Senhora da Penha, quando fomos recebidos pelo frei Romão,cfp.
Na segunda, pela manhã, partimos numa das rotas turística da Paróquia, passando por Santo Eduardo e Jaqueira em direção ao Santuário de Nossa Senhora das Neves, lá fomos recebido pela zeladora Jovelina, sem seguida dirigimo-nos à comunidade Santa Rita de Cássia, depois deliciamo-nos com uma saborosa moqueca na Praia das Neves. Pela tarde os noviços partiram de volta à Bahia, passando pelo Convento da Penha, em Vila Velha-ES, e eu fiquei a fim de continuar o período de férias, descanso, encontro com a família.
Na quarta-feira (05) comecei a presença nas comunidades onde ainda não havia celebrado a Eucaristia, dando início pela NS Aparecida, em Praia de Marobá, dia 06 fui à paróquia vizinha, Marataízes, na Com. Santa Cruz, onde tenho muitos familiares, na sexta-feira foi a vez da Comunidade São Sebastião, em Gromogol. Em todas elas sempre recebido com alegria e podendo celebrar o Santo Sacrifício Eucarístico muito feliz.
Chegou o dia de só emoção, sábado (08) era o dia da Celebração do Matrimônio pelos noivos Kétyla e Deivison, ela minha sobrinha e primeira afilhada, enfim, muito querida. No horário previsto chegamos à igreja, que pode-se dizer, nunca tinha visto tanto carro, o pátio estava lotado, e a igreja também, consequentemente. Como não podia ser diferente a noiva atrasou em mais de uma hora, mas... enfim, era dia de alegria, aguardei quase tranquilamente, enquanto me distraia com familiares e amigos, há tempo, não vistos. Enfim, chega a noiva, solenemente dei início então à Santa Missa com o Matrimônio, modéstia à parte, bem rezada.
No domingo (09) pela manhã tive a alegria de participar da conclusão da IX caminhada da Paz paroquial presidindo a Santa Eucaristia no Santuário de Nossa Senhora das Neves e à noite, rezei a segunda Missa dominical com a da Igreja Matriz. Na terça-feira (11) fui à comunidade Santa Lúcia e na quarta-feira (12) como quase sempre fui a Brejo Grande do Sul, paróquia vizinha de Itapemirim, comunidade de minha irmã, fechando assim essa temporada.

Enfim, conclusão de um período de reabastecimento dos laços familiares, encontro com amigos, alegria da presença e encontro com aqueles com os quais cresci, convivi na infância, adolescência, juventude e dei os primeiros passos na fé. Tempo de graça e alegria, todo ele para a honra e glória de Deus Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário